
Gramado registrou um crescimento de 29,2% no número de diárias ocupadas no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da plataforma Omnibees, referência em inteligência comercial e distribuição hoteleira na América Latina. O índice é quase três vezes superior à média nacional, que ficou em 11,1%, e reforça informações já divulgadas pelo Observatório do Turismo de Gramado sobre a recuperação da demanda após eventos climáticos recentes.
O estudo também apontou que a antecedência média de compra das diárias em Gramado alcançou 67 dias neste ano, o maior valor registrado na série histórica de sete anos e bem acima da média nacional de 39 dias. Para o setor turístico, esse comportamento representa um aumento do planejamento por parte dos visitantes e maior previsibilidade da demanda.
Outro indicador que apresentou avanço foi a estada média, que subiu de 2,8 para 3,2 dias em 2025, sinalizando permanência mais longa na hotelaria formal. Esses dados estão em linha com o 10º boletim do Observatório do Turismo de Gramado, que, com base na tecnologia Claro Geodata, identificou média de quatro noites considerando também hospedagens alternativas, como imóveis de aluguel por temporada e residências de uso eventual.
Menor taxa de cancelamento desde 2019
O levantamento da Omnibees registrou ainda uma queda significativa na taxa de cancelamento de reservas em Gramado, que caiu para 21%, o menor patamar desde 2019. De acordo com a plataforma, essa redução pode estar relacionada ao fortalecimento das relações comerciais entre hotéis e agentes de turismo e ao aumento da confiança dos visitantes no funcionamento da estrutura local.
Para o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, os resultados refletem o trabalho conjunto do setor e a resiliência do destino. “Mais do que números, os resultados da hotelaria mostram a capacidade de superação de um destino que atravessou recentemente uma de suas crises mais profundas. Gramado demonstra que, com trabalho conjunto e visão de futuro, é possível transformar adversidade em fortalecimento”, afirma Reginato.
Mais detalhes sobre os indicadores estão disponíveis no site do Observatório do Turismo de Gramado.